top of page

Ao encontro da fé

Natural de Amares, Pedro Antunes tem 28 anos e há um ano que estuda no Seminário Maior de Braga.

Anteriormente, tirou uma licenciatura em Sociologia e chegou, até, a iniciar o mestrado na mesma área. Porém, desta vez, o apelo da fé falou mais alto. Como afirma, “há já alguns anos havia sentido o apelo para mudar de vida”, algo, aliás, que era claro tanto para a sua família, como para os seus amigos.

Escolheu Sociologia como curso “intermédio”, que lhe permitiria estudar as pessoas. Ainda assim admite: “Cheguei a um ponto em que não consegui esconder este apelo. Era tão evidente para toda a gente”.

Para o seu futuro, pretende “trazer algum consolo e conforto às pessoas, alguma esperança”. Foi isto que o chamou ao seminário. A sua amiga Sílvia sublinha precisamente essa sua vontade de ajudar o próximo. “O Pedro é uma pessoa muito comunicativa e prestável e acho que ele vai ter muito jeito para ser padre, porque ele consegue falar com qualquer pessoa”, diz.

Apesar de já sentir o chamamento há algum tempo, houve uma altura da vida de Pedro em que sofreu uma crise de fé. “Em adolescente passei por um momento de desencontro. Não entendia o sentido da religião”, explica.

Porém, com a ajuda de uma catequista, que o desafiou a participar em atividades da paróquia, voltou a encontrar a sua fé. E hoje está no seminário a seguir o seu caminho.

             Em colaboração com Sara Silva e Stéphanie Cunha.

bottom of page