Marketing em Portugal está "numa fase de transição"
Licenciado em Gestão de Empresas, acabou por fazer carreira em Marketing. Com 15 anos de experiência na área, Vasco Marques é docente universitário, dá diversas formações, presenciais e online, e, recentemente, lançou um livro: “Marketing Digital 360”.
Como tem sido o seu percurso profissional?
Trabalho na área do marketing digital há cerca de 15 anos. A minha formação académica não é nessa área, mas na de gestão de empresas. Aquilo que mais gosto de fazer é ajudar as empresas a poderem a trabalhar online.
A empresa para a qual trabalho, Web To Business, desenvolve soluções de marketing digital, faz formações presenciais e online.
Como se começou a interessar pela área do Marketing digital, visto que não é a sua formação?
Publiquei um livro há cerca de meio ano, o “Marketing Digital 360”. As formações que damos são em várias áreas e a experiência já é vasta. As empresas pediam-nos formações na área do marketing digital, então o livro surgiu no seguimento de todo o material que foi produzido ao longo dos anos. A ideia surgiu primeiro com o e-book, que foi lançado no ano anterior, grátis. Vimos que não havia livros na área com estas caraterísticas. Foi um trabalho bastante intenso. O livro tem a caraterística de estar em constante atualização.
Qual a sua visão do Marketing digital em Portugal?
O marketing digital está a melhorar, mas ainda a passos lentos. Apesar de se fazer muita coisa, ainda há muito por fazer. A maioria das empresas ainda não coloca em prática as redes sociais, o vídeo marketing, o website e, se formos para remarketing e técnicas mais avançadas de publicidade, a maioria também não faz o mínimo de marketing digital. Acredito que nos próximos três anos isso mude de cenário.
Desde que comecei a fazer eventos presenciais com empresas, noto que estamos numa fase de transição. Estão mais interessadas em assuntos mais específicos de marketing digital. O que está a acontecer é que os consumidores estão a andar mais depressa e as empresas estão a tentar acompanhar.
Mencionou nas Jornadas da Comunicação o facto de achar importante termos um blog e alguma presença online. De que forma é que isso nos pode ajudar a nível profissional e como o ajudou a si?
Posso dar o exemplo do meu blog. Publico lá a informação dos eventos e as transmissões em direto. É sempre uma boa estratégia ter um site e definir qual o objetivo. Em situações de oportunidades profissionais é muito diferenciador, porque, apesar de básico, a maioria das pessoas não tem.
Marketeer nato
É natural do distrito de Aveiro, mas já residiu em várias cidades. Hoje em dia, Vasco Marques vive em Braga, pois considera-a “muito efervescente de tecnologia” e de “empreendedorismo”. Confere à Universidade do Minho responsabilidade nisso.
Formado em Gestão e Negócios, tem um MBA (Mestrado em Administração de Negócios) com especialização em Sistemas de Informação e e-Business. É também docente na área de Marketing e foi por esta que se apaixonou desde cedo.
Em 2014 lançou o livro “Marketing Digital 360”, pela Actual Editora. Segundo o autor, o livro surgiu do seguimento de uma vasta experiência e conhecimento que eram precisos “sistematizar”.
Uma das alunas que assistiu à performance de comunicação de Vasco Marques nas “Jornadas.com” considera-a “dinâmica e interativa”, assim como “muito estratégica e intencionada”, não fosse ele um especialista nesta matéria.
Em colaboração com Daniela Soares.